quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Acordo garante atendimento imediato a pacientes oncológicos do MA no PI

Unknown  |  AS  10:44  |   |  Sem Comentarios

05/02/2014 20h57 - Atualizado em 05/02/2014 20h57

Acordo garante atendimento imediato a pacientes oncológicos do MA no PI

Pacientes serão encaminhados por sistema de regulação integrado.
Acordo foi firmado em reunião realizada nesta quarta (5), em São Luís.

Do G1 MA
2 comentários
Secretário Ricardo Murad esteve reunido com gestores e técnicos da área de saúde dos dois estados (Foto: Divulgação/Nestor Bezerra)Secretário Ricardo Murad esteve reunido com
gestores e técnicos da área de saúde dos dois
estados (Foto: Divulgação/Nestor Bezerra)
O atendimento a pacientes oncológicos maranhenses em Teresina, no Piauí, será retomado imediatamente. Os pacientes serão encaminhados por meio de um sistema de regulação informatizado e integrado entre os dois estados. A afirmação foi feita pelo secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, nesta quarta-feira (5), após reunião realizada, em São Luís.
Murad disse que a retomada dos atendimentos no Piauí foi discutida exaustivamente entre técnicos dos dois estados. "Estamos buscando soluções imediatas para que os nossos pacientes, que estão nas áreas fronteiriças, tenham acesso mais rápido e com maior comodidade ao tratamento oncológico", falou o secretário.
Para resolver definitivamente as questões financeiras decorrentes dos atendimentos prestados peloPiauí, uma nova reunião será agendada com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e representantes dos dois estados. Ricardo Murad adiantou que mostrará ao ministro a série histórica de atendimentos e que os recursos da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), alocados na Programação Pactuada Integrada (PPI) do Maranhão em 2004, estão defasados e não atendem mais à demanda da população.
"Vamos propor a incorporação de recursos do teto do Piauí para que os atendimentos dos maranhenses sejam feitos de forma programada, atendendo às necessidades dos municípios de fronteira, até que a nova PPI do Maranhão esteja implantada, no prazo máximo de 120 dias", explicou.
Marcos Marinho, representante do Ministério da Saúde, disse que ‘o município de Teresinaprecisa apresentar sua capacidade de atendimento disponível para os 224 municípios piauienses e a oferta de serviços para os maranhenses. Esta é uma negociação que precisa ser bem pensada e pactuada para que não comprometa os recursos e, como conseqüência, os atendimentos’.  
O secretário municipal de saúde de Teresina, Noé Fortes, disse que eles têm interesse em continuar atendendo aos maranhenses de forma referenciada e sistematizada. "Os atendimentos serão restabelecidos e vamos continuar estreitando nossas conversas até que possamos chegar a um acordo definitivo", completou.

0 comentários:

Postagens Geral

© 2013 Traduzido Por Template Para Blogspot Converted by BloggerTheme9