sábado, 22 de fevereiro de 2014

BAND SÃO MATEUS COBRINDO “ DIÁLOGOS PELO MARANHÃO “ O REGISTRO COMPLETO.

Unknown  |  AS  18:43  |   |  Sem Comentarios

Nem sempre  mostramos tudo o que registramos  durante uma viagem para a cobertura de uma matéria ou documentário, afinal o conteúdo principal se resume ao fato  originalmente dito que pelo qual  está contido na pauta que  normalmente nós  como equipe de reportagem da TV BAND SÃO MATEUS  DO MÉDIO MEARIM  cumpriremos a risca e que nesse caso particular já fizemos  algumas coberturas  sobre  os fatos em destaque  do programa  DIÁLOGOS PELO MARANHÃO  com  o presidente da Embratur  Flávio Dino que dessa vez visitou os municípios de Santa Quitéria  e Magalhães de Almeida localizados na região do Baixo Parnaíba  onde existe  um dos maiores projetos de irrigação para agricultura do  estado. 


 

A estrada em sua maior parte é razoavelmente boa mais quase sempre sem acostamento e muitos buracos na pista em um percurso de quase 500km percorridos de São Mateus do Maranhão no Médio Mearim  ao município de  Magalhães de Almeida no Baixo Parnaíba já extremando com o estado do Piauí o que muitas vezes provoca sérios acidentes e transtornos como também constatou o  repórter Jornalístico da BAND Jonatas Carlos que atualmente faz faculdade de Jornalismo em São Luís. // foto abaixo. 

Em Itapecuru Mirim o rio que pelo qual banha e da  nome a cidade tem recebido um grande volume de água neste mês de fevereiro período em que as chuvas tem caído bastante sobre todo o estado  em um dos maiores  invernos de nossa história, durante o registro dessas imagens percebemos que os moradores estão tendo um certo cuidado com a conservação do meio ambiente pelo menos nesse trecho do maior rio da integração do estado que pelo visto parece protegido, por enquanto o descaso vem mesmo por conta do governo do estado que já deveria ter concluído a principal ponte de acesso para os munícipes e por  quem utiliza a rodovia o descaso é bem visível  no perímetro urbano da cidade e para constatar registramos a imagem do nosso veículo sobre a ponte ainda em construção.veja abaixo.
A palestina no oriente médio é conhecida mundialmente pelos conflitos sangrentos e pelas mortes absurdas  já nessa região maranhense  não se sabe porque o nome que referencia o medo e o terror coube a esse singelo posto de combustível que de conflituoso não tem nada, mas, que pela imagem registrada ao longo do dia a clientela não tem encostado muito por aqui.    
.
Em Chapadinha os campos se perdem de vista com a riqueza da soja,  hoje considerada  o ouro amarelo mais valioso da agricultura, por aqui o terreno é propicio e em abundância para o cultivo da lavoura que
 mostra um outro lado dessa região do Maranhão que antes só parecia ter vocação para agropecuária e o cultivo de   arroz. 

 


E foi nessa mesma região que registramos o resgate do que restou do ònibus da empresa Transbrasiliana que a poucos menos de uma semana se envolveu em um grave acidente na região. .

Um acidente aconteceu na madrugada na BR-222, próximo à ponte sobre o rio Iguará, município de Vargem Grande. No referido acidente está envolvido um ônibus e um caminhão carregado de madeira.
A informação que o ônibus da empresa Transbrasiliana seguia no sentido Chapadinha – Vargem Grande, perdeu o controle e saiu da pista, devido o asfalto está molhado. Um caminhão que transportava madeira seguia logo atrás  ao tentar desviar perdeu o controle e bateu no ônibus que tinham 31 passageiros, desses, 10 ficaram feridos. Já no caminhão tinham duas pessoas (dois irmãos), o motorista  não resistiu e morreu na hora  e foi retirado das ferragens com a chegada do  Corpo de Bombeiros durante a batida os veículos capotaram por duas vezes consecutivas.


EM AÇÃO:  o nosso repórter cinematográfico e diretor de produção Jardel Scot e o repórter Jonatas Carlos reabastecendo o veículo.   

Em meio a viagem de quase um dia  a nossa equipe de reportagem dá uma paradinha, é hora de reabastecer o veículo afinal já estamos chegando ao destino que pelo qual nos foi confiado a missão de registrar mais um movimento sobre os destaques do movimento DIÁLOGOS PELO MARANHÃO.
Já aqui a imagem retrata os problemas e as surpresas desagradáveis  a que somos submetidos durante a viagem a falta de manutenção nas estradas do Maranhão terminam provocando constrangimentos, prejuízos  ou até mesmo de vez em quando acidentes graves onde dificilmente a uma hora dessas 20h  se encontra um socorro por perto, nesse caso particular o nosso amigo e técnico em agropecuária Romildo teve um dos pneus de seu veiculo inutilizado totalmente, ainda durante a troca do pneu dois motoristas pararam seus veículos  com a intenção de nos ajudar como não precisávamos agradecemos a todos pela gentileza porém percebemos que os mesmos que andavam juntos mal se seguravam em pé de tanto bêbados que ora estavam, vejam só o risco de acidente e morte que os mesmos poderiam provocar em uma estrada deserta com bastante curvas e buracos que se  tornam em uma verdadeira armadilha,    
 
 
Por fim o objetivo principal foi alcançado o registro completo dos fatos em destaque sobre o programa DIÁLOGOS PELO MARANHÃO confira a baixo o conteúdo  por escrito de toda a matéria feita por nossa equipe de reportagem da BAND SÃO MATEUS CANAL 13.
 
 

O movimento Diálogos pelo Maranhão visitou nesta sexta feira o Tabuleiro de São Bernardo, projeto do Governo Federal de irrigação para o Baixo Parnaíba. No município de Magalhães de Almeida, Flávio  Dino foi até o local em que foi instalada grande parte do maquinário do projeto de irrigação, programa federal para o leste maranhense e Piauí, mas que ainda precisa de esforços conjuntos entre as três esferas de poder – Federal, Estadual e Municipal – para atender às necessidades maranhenses.

A visita ao tabuleiro São Bernardo foi  marcada pela prioridade dada por Flávio Dino ao desenvolvimento do Maranhão com o incentivo à agricultura e a valorização do pequeno e médio agricultor. A efetivação de políticas voltadas para o desenvolvimento da agricultura faz parte do compromisso com a atenção aos arranjos produtivos pelo Maranhão, proposta amplamente debatida pelo pré-candidato ao governo do estado.
Na opinião de Flávio Dino, a atenção e o investimento de políticas públicas para a agricultura maranhense fazem parte não só de uma política de incentivo à produção, mas de melhoria nos índices sociais – incidindo diretamente na vida das pessoas – gerando emprego e renda para maranhenses, valorizando nossas riquezas e evitando o êxodo da população nascida no Maranhão em busca de oportunidade em outros estados.
Ao longo dos debates ocorridos no movimento Diálogos pelo Maranhão em todas as regiões do estado, a priorização da agricultura familiar tem sido uma questão presente. Flávio Dino defende o investimento e parcerias para dinamizar a produção, a industrialização e a comercialização dos produtos gerados pelo potencial agropecuário e pesqueiro maranhense.
Exemplos de desenvolvimento através da agricultura existem no Brasil e no Nordeste, como é o caso de Petrolina em Pernambuco, que hoje exporta manga e uva para exportação. Além do impacto econômico positivo para todo o estado, Petrolina é polo da região e melhora a qualidade de vida, renda e emprego para a população.
O Governo Federal já possui um diagnóstico completo a respeito das condições do tabuleiro São Bernardo, que está incluso no Programa de Aceleração do Crescimento. Para coloca-lo em prática, é necessário além dos esforços federais, que obras que beneficiem a agricultura familiar sejam colocadas em prática com esforço de um governo estadual comprometido com o desenvolvimento da área, atendendo a população da região.
É o que se constata ao perceber que, dos 5 mil hectares de irrigação previstos, apenas 178 realmente funcionam hoje, produzindo banana, goiaba, macaxeira, coco, milho, caju e mamão. Organização e funcionamento do tabuleiro São Bernardo são passos fundamentais para que a produção agrícola em pequena e média escala se desenvolvam na região do Baixo Parnaíba.
Ao chegar na região do Baixo Parnaíba acompanhado por lideranças politicas como o Dep. Federal Domingos Dutra e Simplício Araújo o Dep. Estadual Rubens Junior  o vice prefeito de São Luís Roberto Rocha e a vice prefeita de Araioses Luciana Trinta entre ainda outras autoridades e lideranças politicas da região  o pré candidato ao governo do estado Flávio Dino foi muito bem recepcionado pela população no município de Santa Quitéria onde conversou com a comunidade antes mesmo de  visitar  o tabuleiro de São Bernardo, neste sábado dia 22 de fevereiro/2014  a comitiva visita ainda os municípios de Chapadinha e Presidente Vargas.  

 
 

0 comentários:

Postagens Geral

© 2013 Traduzido Por Template Para Blogspot Converted by BloggerTheme9